eee2p.gif (2459 bytes)

Economia & Energia
No 21 - Julho - Agosto 2000
ISSN 1518-2932

setae.gif (960 bytes) No 21 English Version  

Support:         
fapemiggif.gif (1508 bytes)

BUSCA

CORREIO

DADOS ECONÔMICOS

DOWNLOAD

OUTROS NÚMEROS

e&e No 21


Frota e Consumo de Veículos Leves no Brasil
O Futuro do Carvão Vegetal na Siderurgia
Sinopse Energética
Vínculos e&e

Acompanhamento Econômico:
Reservas
Dívida Pública
Energia:
Equivalências
Glossário
Dados históricos
Para Download
Balanço Energético 1999

Livro de Visitas
guestbook
Guestbook

http://ecen.com

Seminário Millennium: Prospectiva e Estratégia para a Era da Nova Economia,

Frota e Consumo de Veículos Leves no Brasil
A frota de veículos no Brasil é um elemento fundamental para a avaliação do consumo de combustíveis e sua emissão. A evolução da frota futura tem importância para o dinâmico setor automobilístico e grande repercussão a montante e a jusante desse setor. Entre as repercussões a jusante estão o consumo de energia e, conseqüentemente, a influência nas emissões geradoras do efeito estufa. Foi estimada a frota existente e futura, associada a um cenário econômico de referência. Também foi estimado o consumo em energia equivalente à gasolina. O estudo faz parte de um projeto com o MCT e PNUD de avaliação de emissões e está associado ao desenvolvimento pela e&e de uma metodologia para a avaliação da Matriz Energética Nacional e de uma Matriz de Emissões associada ao uso da energia.  

O Futuro do Carvão Vegetal na Siderurgia
O carvão vegetal é usado preponderantemente na produção de ferro-gusa e aço. As usinas integradas tendem, na atualidade, a utilizar o coque de carvão mineral. Tem-se informação de que a usina a carvão vegetal da Belgo-Mineira, em Monlevade-MG, está em vias de desativar os altos fornos a carvão vegetal em favor de um único alto-forno a coque. A se confirmar a tendência, o carvão vegetal ficará confinado ao mercado de produtores independentes de ferro-gusa, à produção de ferro-ligas em algumas regiões onde existem ainda reservas de florestas plantadas ou de matas nativas exploráveis sob o regime de manejo, e à complementação da sucata nos fornos elétricos a arco. (Revisão de Artigo do No 20)

Sinopse 2000 - Ano Base - 1999

A Secretaria de Energia  do Ministério de Minas e Energia Publica anualmente, em adiantamento ao Balanço Energético Nacional, uma sinopse com os principais dados energéticos do País


VISITAS ACONSELHADAS

Biblioteca Virtual de Energia

REDE BRASILEIRA DE INFORMAÇÃO EM ENERGIA

INFORME POLÍTICO – ECONÔMICO SOBRE O BRASIL
Uma visão argentina do Brasil (em espanhol)

Graphic Edition/Edição Gráfica:
MAK
Editoração Eletrônic
a

Revised/Revisado:
Tuesday, 06 March 2007
.